CIC - Congresso de Iniciação Científica UniREDENTOR cada vez mais monumental sem deixar a ciência nem a eficiência de lado!

2018-11-05 00:00:00.0 - Nino Bellieny

Em Itaperuna, Campos, Queimados e Paraíba do Sul, do dia 24 até o 26 de outubro recente, as unidades da UniREDENTOR se movimentaram para fazer, (algumas delas primeira vez, como Paraíba do Sul), seus congressos de iniciação científica; todos com sucesso acima do esperado.
Na sede-mãe, o XI CIC começou de casa lotada, oportunidade em que quase 4 mil pessoas se reuniram, a fim de assistir ao show de Jonathan Nemer, humorista e youtubber famoso, na quadra coberta do Ginásio Poliesportivo de Itaperuna. Durante uma hora, ele divertiu os convidados, inclusive estudantes de outras instituições. Nos demais dias, as muitas salas da UniRed foram auditórios para os mais variados palestrantes, dentre eles, o mais famoso sniper brasileiro, o sargento R2 do Exército Brasileiro, Marco Antônio Souza, o Assombroso, conhecido também por ter salvo a vida de uma enfermeira soterrada em um terremoto no Haiti. Assuntos variados foram temas das palestras do congresso da UniREDENTOR nas 4 cidades, com exposição dos trabalhos científicos dos alunos, todos mergulhados no mais sério propósito de evolução científica: uma grande oportunidade para os milhares de uniredentorianos.

CIC e um prêmio histórico

Para reconhecer de forma oficial os melhores trabalhos apresentados durante o CIC, foi criado, em outras edições, o Prêmio Silvio Figueiredo Gomes Júnior: "Um legado de ensino, pesquisa e saber", em homenagem ao saudoso professor. No dia 31/10, foi divulgada a premiação do XI CIC nas áreas de Exatas, Humanas e Biomédicas, resultante da avaliação da comissão julgadora dos artigos e da comissão de organização e científica. Estiveram presentes as professoras Amanda Camerini Lima e Cileny Saroba, o diretor de pós-graduação João Vitor da Silveira Costa, além dos alunos, professores e coordenadores que apresentaram artigos e concorriam ao prêmio.

Os Vencedores
Exatas: Automação residencial não convencional para maior acessibilidade e conforto de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Orientador: prof. Rafael Lima. Aluno: Victor da Silva Santos.

Humanas: Serviço social no debate da questão agrária e suas expressões da questão social.
Orientadora: prof.ª   Thiara Mourão Costa. Aluna: Angélica Brito Picanço.

Biomédicas: Estudo etnoictiológico em comunidades de pescadores do Rio Muriaé, no noroeste fluminense.
Orientador: prof. Phillipe Mota Machado. Aluna: Cristiane Fernandes Couto.