Federação Mundial de Medicina Agora Também em Itaperuna!

2018-04-27 00:00:00.0 - Nino Bellieny

Um grupo de universitários do Curso de Medicina da UniREDENTOR fundou, em Itaperuna, um comitê da International Federation of Medical Students Association Brazil – IFMSA, em português, Federal Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil, entidade presente em 125 escolas médicas no país e representante de mais de 5000 filiados. A IFMSA Brazil, há mais de 25 anos, empenha-se em oferecer estrutura para uma experiência universitária completa ao acadêmico de medicina, fazendo parte da comunidade mundial da IFMSA, maior organização estudantil do planeta, que congrega mais de 1,3 milhões de acadêmicos de medicina em mais de 130 países.

O comitê de Itaperuna vai implementar ações sociais de significativo impacto na vida de todos, como o Projeto À Flor da Pele, concebido já a partir da implantação do comitê aspirante na UniREDENTOR, com o auxílio do CASA e da coordenação do curso de Medicina.

Idealizada pela aluna Marina G. Abrantes, do 5º período, a 1ª atividade aconteceu na Escola Municipalizada CIEP 467, no Bairro Boa Fortuna, em Itaperuna, com 100 alunos dos 8º e 9º anos, na faixa etária dos 13 aos 17 anos. O principal objetivo foi instruir os elementos básicos da saúde sexual e reprodutiva aos adolescentes de forma interativa, propiciando informações adequadas do ponto de vista científico e promovendo discussões sadias e desmistificadoras, como as diversas formas de transmissão, sintomas e prevenção de doenças sexualmente ocorrentes; ensino das opções, modos de uso e finalidades dos métodos contraceptivos; orientação sobre a gravidez precoce, os principais riscos relacionados à gestação na adolescência; os impactos biopsicossociais consequentes da gravidez precoce; dentre outros assuntos.

O evento aconteceu no dia 26 de abril de 2018, das 8h às 10h30min e contou com integrantes do 3º, 5º e 6º períodos do curso de Medicina, coordenados pela professora Renata Gontijo.

Foram eles:

Amanda Thiengo

Ana Carolina Reis

André Luís Barbosa

José Messias Mota

Júlliah Fernandes

João Siman

Laila Rodrigues

Laís Gripp

Luidi Kaizer

Mariana Bittencourt

Marina Abrantes

Natália Carlette

Sara Ronzani

Taynara Dino

Thaynara Cabreira

Vitor Soares

Vitória Bittencourt

Sthela Fontoura

Yasmin Bittencourt

Outras ações vão acontecer normalmente, deixando claro a disposição do Comitê Itaperunense UniREDENTOR da International Federation of Medical Students Association Brazil – IFMSA em promover um mundo melhor.

Quem quiser saber mais sobre o movimento, acesse http://ifmsabrazil.org/ .