Premiado educador português ministrou palestra no Colégio Redentor

2018-03-08 00:00:00.0 - Nino Bellieny

O professor José Francisco de Almeida Pacheco, português da cidade do Porto, esteve em itaperuna, no dia 6 de fevereiro, para uma palestra aos alunos do Colégio Redentor e convidados. Criador de uma metodologia revolucionária na educação, em meio às transformações culturais, sociais, políticas e pedagógicas dos séculos XX e XXI, é um dos mais atuantes educadores europeus. Fundou a Escola da Ponte, com uma estrutura educacional  de fácil aprendizagem, coerente com as realidades locais e sociais, permitindo a liberdade de aprender e a produção de conhecimento por meio de práticas pedagógicas.

Durante a palestra, contou sobre a sua vida e suas obras inovadoras. Para os professores do CER, foi uma experiência cheia de perspectivas e indicadora do caminho que vem sendo trilhado pelo Colégio Redentor, que neste ano está investindo em aulas direcionadas a aprendizagem baseada na execução de projetos, perpassando pela Educação Infantil ao Ensino Médio.

Ao final da apresentação do Prof. José Pacheco, ficou a certeza em cada um de que educar é muito mais do que informar ou transmitir conhecimentos, mas permitir que a aprendizagem dê um sentido à vida cultural, profissional e emocional dos estudantes, dentro de um saber prático adquirido em aulas recheadas de projetos e ações.

O professor teve também uma agradável impressão do CER, um verdadeiro centro de educação preparatória de cidadãos conscientes e aptos para um futuro sempre desafiador.