Confira o lançamento do livro Metodologias Ativas no Ensino Superior!

17/09/2020 - Nino Bellieny

Na quinta-feira passada, 10/9, foi lançado o livro Metodologias Ativas no Ensino Superior, editado pelo Instituto Begni e organizado pela professora e doutora Denise Mello, Coordenadora do Curso de Psicologia da UniRedentor, e pelo professor e doutor André Raeli, Coordenador Nacional de Educação Continuada do Grupo Afya Educacional, ex-pró-reitor da UniRedentor.

Ao cumprir um forte desejo de compartilhar um precioso e vasto material didático, que vence as atuais circunstâncias, o livro teve seu lançamento tão inovador quanto o conteúdo que aborda: de forma virtual.

Participaram da construção do livro 38 professores dos cursos superiores da UniRedentor, das áreas de Ciências Humanas, Sociais, Exatas e Saúde.

O livro é dinâmico e diversificado sem perder a unidade e em um dos trechos do prefácio diz o seguinte:
 “Inspirador! Talvez bastasse essa única palavra para iniciar e finalizar o prefácio deste livro. Foi essa a sensação que eu tive ao chegar à última linha deste trabalho que contou com a dedicação de dezenas de professores que participaram deste projeto e compartilharam suas experiências exitosas. Antes de ler, somente pelo rol de docentes participantes, já seria uma inspiração. O exemplo inspira!” Essas são palavras do Diretor Nacional de Ensino da Afya, nosso Prof. Luiz Cláudio.

A principal inspiração do livro, afirmou a profª. Drª. Denise, é a de compartilhar com a comunidade acadêmica as práticas cotidianas desenvolvidas por docentes da UniRedentor no processo de ensino/aprendizagem, pensando sobre as melhores ferramentas para trabalhar e consolidar a construção do conhecimento com os estudantes

Para o prof. Dr. André Raeli, o livro é "Para nós, na gestão da UniRedentor desde 2012, representou um selo do nosso trabalho e das nossas conquistas, um marco na gestão que acreditamos que é feita com pessoas e para as pessoas. Ele apresenta a concretização de um projeto acadêmico dinâmico e inovador. Eu poderia dizer que o livro não foi apenas escrito a muitas mãos, mas principalmente ele é vivido por muitos professores apaixonados pela docência e comprometidos com o ensino de excelência."

Já Profª. Denise Mello comenta que:
"Quando pensamos em métodos e metodologias de ensino, extensão ou pesquisa, estamos falamos  em caminhos e formas de trilhá-lo. Neste livro, apresentamos a trajetória de vários docentes rompendo as trilhas do saber com maestria e dedicação, construindo rotas de aprendizagem sólidas, que fazem da graduação o primeiro momento de um rico universo de conhecimento, transformado em práticas comprometidas com a produção de benefícios para as pessoas. Um grande privilégio poder contribuir."

Com muito carinho e capricho, a 1ª edição começou a ser gestada durante os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, com um total de  215 páginas. Seria lançado em março, mas a pandemia veio antes. Mesmo assim, o projeto não estacionou em algum arquivo morto e veio à luz com força.

Confira alguns depoimentos de alguns  dos autores que dividiram  suas práticas de sucesso nas salas de aulas:

“Participar desse tipo de produção foi uma experiência fantástica, pois me permitiu falar de vivências diárias à frente da EaD da UniRedentor, podendo contribuir para a ampliação do uso de tecnologias na educação. Vivemos num tempo em que a tecnologia nos desafia constantemente, então devemos utilizá-la e dominá-la em qualquer contexto.”
Jamil Bussade
Gerente de EaD - Graduação

"Fazer parte da construção do capítulo “Recursos de EaD na Sala de Aula Presencial” foi de grande importância, visto que, devido à pandemia, se tornou necessária a adoção no ensino presencial, agora de forma remota, das metodologias da EaD. Assim, conseguimos deixar esta contribuição, a partir da apresentação de recursos pedagógicos e novos caminhos metodológicos.”
Muriel Batista de Oliveira
Diretora de EaD

"Compartilhar nossas experiências práticas na docência foi muito enriquecedor.
Quando conseguimos perceber que nossa prática agrega sentido e esse sentido faz com que a aprendizagem ocorra de forma produtiva, gerando engajamento e participação efetiva dos nossos alunos, é muito gratificante."
Profª. Alessandra
Curso de Psicologia

“Experiência marcante transformar em teoria e compartilhar com nossos pares a prática que viemos utilizando nos últimos semestres com sucesso, como metodologia ativa.”
Profª Camilla Crespo
 Curso de Psicologia

"O convite para escrever um capítulo para o livro sobre metodologias ativas foi muito mais que um convite acadêmico, mas uma chance de escrever algo que pode mudar a essência e a alma de um estudante. Parabéns pela belíssima obra. "
Prof. Anderson Nunes
Curso de Medicina

"Quando abraçamos a missão de educar precisamos entender que a transformação precisa iniciar em nós. Participar de um projeto como este nos coloca à prova e, quando percebemos que estamos no caminho certo e com as pessoas certas, o resultado é garantido. E o melhor de tudo é que aprendemos juntos. Gratidão!"
Profª. Fernanda Rangel -
Coordenadora de Engenharia Civil Presencial e EaD

Foi uma honra escrever sobre algo que pratico cotidianamente em sala de aula. Colocar no papel algo que se faz na prática é desafiador, mas ao mesmo prazeroso! Agradeço aos organizadores do livro essa oportunidade.
Prof. Dr. Vagner Simonin
Coordenador de Nutrição
-----------------------------------------------------------

O livro está, por enquanto, no formato de e-book, disponível gratuitamente no site da UniRedentor e será adotado em todas as unidades da Afya Educacional pelo país.

Agora, é ler, aprender e praticar. Adquira já o seu! Clique aqui!